
-
Arquitetos: Laurent Troost Architectures
- Área: 275 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Susan Valentim

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em um terreno com lateral e fundo para uma área de proteção ambiental, a Casa Cajuí se inseriu entre varias arvores existentes para poder aproveitar de suas sombras e das vistas cruzadas entre as áreas verdes externas e as áreas preservadas no terreno.


O formato da casa foi definido pelas preexistências naturais e permitiu explorar uma tipologia diferente pois o bloco intimo e dos escritórios fica no primeiro plano, próximo da rua, enquanto o bloco social fica no fundo do lote, levemente elevado para poder funcionar como mirante sobre a área verde dos fundos, enquanto o espaço de convívio externo porém coberto se torna o espaço central da casa. Esta organização espacial ajuda a deixar os limites entre espaços internos e externos mais difusos e favorecer um tipo de vivencia ao ar livre.


Para poder aproveitar o melhor dos ventos e do sol, a cobertura foi pensada como um grande plano inclinado de concreto dobrado para acompanhar o formato da casa. Este espaço inclinado acabou se tornando um espaço utilizado pelos moradores para observar as estrelas ou desfrutar da casa de uma forma diferenciada.


Além disso, o projeto incorpora princípio de sustentabilidade passiva, tal como sistema de sistema de captação, armazenamento e re-aproveitamento da agua pluvial, garantindo o melhor desempenho ambiental aliado a preservação da floresta.
































